| Início |








O programa CAMINHO DE FÁTIMA da SAL é aberto a todo o tipo de participantes, que se podem inscrever de forma individual, em casal, em família ou em grupo de amigos. Trata-se de uma atividade aberta ao público, pelo que no mesmo grupos encontram-se pessoas que não se conhecem à partida, mas que normalmente acabam bons amigos à chegada.

Este programa segue Uma Rota de Peregrinação e tem como objectivo chegar ao Santuário Mariano de Fátima, mas não é uma atividade de carácter religioso. Haverá momentos de reflexão que serão sempre facultativos e integradores de todo o tipo de espiritualidade.

Todos os passeios são acompanhados pela Equipa SAL, que se responsabiliza por toda a coordenação do evento. Os Monitores SAL são intérpretes do território e da paisagem e facilitadores da logística de uma agradável jornada de descoberta do CAMINHO DE FÁTIMA. Terão também a função de assistência espiritual nos momentos de reflexão e de partilha emocional.

O idioma oficial deste programa de caminhadas é o Português, mas explicações complementares podem ser dadas em Inglês, Espanhol ou Francês. É comum muitos dos Caminheiros SAL falarem outros idiomas e criar-se um bom clima de comunicação, independente dos idiomas dos participantes.



O que é o CAMINHO DE FÁTIMA



PAINEL DE AZULEJOS EM
MONSANTO DO RIBATEJO

O CAMINHO DE FÁTIMA (do Tejo) é uma Rota Pedestre que liga Lisboa ao Santuário Mariano de Fátima, utilizando o mais possível caminhos alternativos a vias rodoviárias de tráfego intenso. Outros Caminhos de Fátima ligam outros locais ao mesmo destino.

Trata-se de Uma Rota de Peregrinação por caminhos rurais, estradas secundárias, trilhos pedonais, zonas urbanas e espaços naturais, que em cerca de 142Km atravessa 10 concelhos de Portugal e 3 regiões turísticas, com muito variadas tipologias de paisagem. Foi sinalizado no ano 2000 pelo Centro Nacional de Cultura.

A utilização do CAMINHO DE FÁTIMA não está associada às conhecidas peregrinações de grupos paroquiais, de colete fluorescente, que seguem pelas bermas da estradas nacionais e que pernoitam em locais de apoio social sem condições de comodidade.

Este é o CAMINHO DE FÁTIMA para quem peregrinar é encontrar-se consigo mesmo com a maior das calmas, dentro de padrões ajustados de comodidade e de usufruto da paisagem, dos valores do território, da autenticidades das gentes e dos saberes culturais de forma polivalente. Percorrer esta jornada é viver para um prazer profundo de convivência e de encontro, dentro de elevados padrões de alegria e felicidade.



Como Caminhar no CAMINHO DE FÁTIMA

Esta é uma rota sinalizada desde o ano 2000, mas apresenta muitos problemas de conservação da sinalética e não tem uma informação coordenada das estruturas de apoio. Poderá sempre fazer esta jornada autonomamente, devendo acautelar toda a logística necessária bem com as medidas de seguraça pessoal adequadas.

A melhor opção é fazer esta Rota de Peregrinação com a SAL numa de três maneiras distintas:

- Participando no Programa SAL
A SAL apresenta um calendário anual de duas realizações, uma no Inverno-Primavera e outra no Verão-Outono. Cada realização é dividida em cinco jornadas, uma por mês, entre Janeiro e Maio e entre Junho e Outubro.

- Organizando o seu Grupo Privado numa jornada exclusiva, com um calendário à sua escolha.
Pode ter a sua realização em cinco dias seguidos, em sete a dez dias com diárias com menor quilometragem ou em datas espaçadas de acordo com a escolha do grupo.

- Através de uma participação simbólica por utilização do programa Pagador de Promessas.
Caso não possa fazer a sua peregrinação, por qualquer razão, nós fazemos por si. Levamos a sua prece, cumprimos a sua promessa, entregamos o seu agradecimento. As pernas são as nossas, mas a Caminhada é sua.



O que inclui o Programa CAMINHO DE FÁTIMA da SAL


Caso seja individual, casal, família ou pequeno grupo de amigos deverá escolher os programas CAMINHO DE FÁTIMA dentro da programação apresentada. Se pretender um programa exclusivo para si, para o seu grupo ou, no caso de operadores turísticos, para os seus clientes, deverá consultar a nossa oferta de Programas CAMINHO DE FÁTIMA Grupos Privados.

Para os programas CAMINHO DE FÁTIMA calendarizados, para individuais, o preço de inscrição inclui a programação, preparação, enquadramento, acompanhamento e logística de apoio à realização dos programas de caminhadas. Não inclui os custos de alojamento, transportes para/de o local do evento e alimentação.

As jornadas são de um dia e começam às 08:00h. Os participantes que pretendam ficar alojados antes ou depois do dia de caminhada, devem escolher o seu alojamento e fazer as reservas e pagamentos directamente com o alojamento escolhido. A SAL apresenta para cada jornada uma lista de alojamentos aconselhados.

Os participantes devem chegar ao ponto de encontro dos passeios com o seu transporte próprio ou em transporte público. Os regressos das etapas 1, 2 e 3 são feitos de comboio, sendo o bilhete pago pelos participantes. Para as etapas 4 e 5 será assegurado o transporte dos participantes ao ponto de partida, após terminar a caminhada.


Os participantes devem assegurar a sua alimentação durante a caminhada, levando consigo uma merenda leve, mas consistente, composta de sandes, fruta, vegetais, barras de cereais, frutos secoS, sumo. Devem sempre levar água em quantidade adequada à jornada e condições de temperatura. Ao longo das estapas há vários locais de abastecimentos de comida e água.

Estes programas incluem sempre muito boa disposição e liberdade total de confraternização entre os paricipantes, respeitando em absoluto a individualidade e reserva de cada um. É permitido fumar, beber e consumir produtos com açúcar e gordura, sem quaisquer restrições de ordem legal ou moral. Podem ser levados cães, desde habituados a longas caminhadas, a convívio com outras pessoas e com coleira e trela para ser colocada sempre que necessário.


IMPORTANTE - Garantia de Realização do Evento

As caminhadas do CAMINHO DE FÁTIMA realizam-se com qualquer condição atmosférica.
A actividade pode ser cancelada em qualquer altura, por outro motivo de força maior. As inscrições, pagas até então, serão alteradas para nova data ou feita a devolução do pagamento, de acordo com a vontade do participante.









SISTEMAS DE AR LIVRE
Telf +(351) 265.227.685 ... Email sal@sal.pt ... Web Site http://www.sal.pt
RNAAT 28/2003 RNAVT 5107 Turismo de Portugal IP.
Empresa de Turismo de Natureza ICNF. NIF 503 634 379.
SAL é marca registada. Todos os direitos reservados.