| Início |






O programa de Caminhadas Walk in Rota Vicentina da SAL é aberto a todo o tipo de participantes, que se podem inscrever de forma individual, em casal, em família ou em grupo de amigos. Trata-se de uma atividade aberta ao público, pelo que no mesmo grupos encontram-se pessoas que não se conhecem à partida, mas que normalmente acabam bons amigos à chegada.

Todos os passeios são acompanhados pela Equipa SAL, que se responsabiliza por toda a coordenação do evento. Os percursos estão sinalizados pelo que o conceito de "guia" é redutor para a missão da SAL neste eventos. Os Monitores SAL são assim intérpretes do território e da paisagem e facilitadores da logística de uma agradável jornada de descoberta da Rota Vicentina.

O idioma oficial deste programa de caminhadas é o Português, mas explicações complementares podem ser dadas em Inglês, Espanhol ou Francês. É comum muitos dos Caminheiros SAL falarem outros idiomas e criar-se um bom clima de comunicação, independente dos idiomas dos participantes.


O que é a Rota Vicentina ?

A Rota Vicentina é a melhor oferta de Percursos Pedestres Sinalizados em Portugal. Trata-se de uma rede de percursos baseada no território litoral do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, respetivamente nas regiões do Alentejo e Algarve, em Portugal.


O Caminho Histórico, com 220Km divididos em onze etapas, liga Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente e é o principal eixo de caminhada com paisagens deslumbrantes e muito diversificadas, mudando constantemente de panorama a cada etapa. Este trajeto tem a Certificação Europeia "Leading Quality Trails – Best of Europe" da, ERA - European Ramblers Association, sendo considerado um dos melhores destinos de caminhadas em toda a Europa. "Partindo de décadas de experiência no terreno, em países que usam critérios de qualidade para planear e melhorar os seus trilhos pedestres, e inspirado na reconhecida Certificação Alemã - Wanderbares Deutchland Qualitaetsweg, a ERA - European Ramblers Association, criou um sistema transparente baseado em critérios que permitem fazer uma leitura da atractividade das rotas pedestres e garantir uma experiência de caminhada de elevada qualidade." [in Rota Vicentina]

O Trilho dos Pescadores tem uma rota completa de 75Km divididos em quatro etapas, sempre junto à costa, entre Porto Covo e Odeceixe que se afirma como um trajeto cinematográfico pela permanente presença do mar e das arribas, embora seja um percurso de cenário constante e muito exposto ao sol. Na região do Algarve, apresentam-se alguns percursos no Trilho dos Pescadores, sem ligação entre si, mas que são um bom complemento a etapas do Caminho Histórico.

Como estrutura turística é gerida pela Rota Vicentina, associação de direito privado, da qual a SAL é membro fundador e atualmente tem funções nos corpos sociais como no cargo de Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral.


Como caminhar na Rota Vicentina ?

Todos os percursos estão sinalizados e são de utilização livre, podendo fazer sozinho, em casal ou em grupo, sem qualquer problema. Caso queira ter um programa organizado deverá consultar um operador turístico que mantenha uma realização de eventos para grupos, como a SAL que foi o primeiro operador turístico português a cumprir toda a Rota Vicentina, logo após a sua inauguração.

A Rota Vicentina é um verdadeiro projecto de Eco-Turismo, onde se criou uma base de desenvolvimento económico regional e local num enorme número de pequenos negócios - alojamento, restaurantes, táxis, transfers, animação, cultura - que estavam praticamente parados fora da época de verão.

Sempre que utilizar a Rota Vicentina para o seu lazer deverá, numa atitude de responsabilidade social, contribuir de forma efectiva para a gestão, conservação e promoção da mesma. Para tal escolha sempre Parceiros Certificados da Rota Vicentina, identificados com o respectivo logotipo.


O que inclui um programa SAL na Rota Vicentina ?

Caso seja individual, casal, família ou pequeno grupo de amigos deverá escolher os programas Walk in Rota Vicentina da SAL dentro da programação apresentada. Se pretender um programa exclusivo para si, para o seu grupo ou, no caso de operadores turísticos, para os seus clientes, deverá consultar a nossa oferta de Programas Walk in Rota Vicentina SAL para Grupos.

Para os programas Walk in Rota Vicentina SAL calendarizados, para individuais, o preço de inscrição inclui a programação, preparação, enquadramento, acompanhamento e logística de apoio à realização dos programas de caminhadas. Não inclui os custos de alojamento, transportes para o local do evento e alimentação.

Os participantes devem escolher o seu alojamento e fazer as reservas e pagamentos directamente com o alojamento escolhido. A SAL apresenta para cada jornada uma lista de alojamentos aconselhados. Escolha estes alojamento ou outros dentro da rede de Parceiros da Rota Vicentina. Evite fazer as suas reservas por por centrais internacionais on-line (websites de reservas) pois parte substancial do que paga irá sair definitivamente da região e de Portugal.

Os participantes devem chegar ao ponto de encontro dos passeios com o seu transporte próprio. Para os acessos e retorno dos passeios será combinada, sempre que possível e necessária, uma logística de distribuição de viaturas pelos pontos de chegada e partida a fim de agilizar o melhor possível o serviço de transfer de condutores e recolha dos passageiros acompanhantes.

IMPORTANTE - Garantia de Realização do Evento
A realização de um fim de semana de Passeios Pedestres SAL na Rota Vicentina para individuais apenas está garantida quando houver um mínimo de 10 inscritos até às 18:00h da quarta feira anterior ao evento. Caso não haja grupo mínimo, a atividade é cancelada e as inscrições já pagas serão devolvidas. Faça, por favor, as suas inscrições com a maior antecedência.

Os participantes devem assegurar a sua alimentação durante a caminhada, levando consigo uma merenda leve mas consistente, composta de sandes, fruta, vegetais, barras de cereais, frutos secoa, sumo. Devem sempre levar água em quantidade adequada à jornada e condições de temperatura.

O jantar de Sábado não está incluído no preço do programa, mas pode ser reservado antecipadamente, ficando a SAL responsável pela escolha de local e ementa. O preço do Jantar de Sábado é variável entre 15,00Euros e 20,00Euros. A ementa privilegia a gastronomia local sendo igual para todo o grupo, com as devidas excepções de dieta e opções vegetarianas ou religiosas. Na inscrição faça a reserva do jantar, mas o pagamento serão apenas no local.

Estes programas incluem sempre muito boa disposição e liberdade total de confraternização entre os paricipantes, respeitando em absoluto a individualidade e reserva de cadaum. Não existem nestas caminhadas quaisquer considerações de caracter religioso, místico ou político, havendo espaço para a livre circulação e debate de ideias. É permitido fumar, beber e consumir produtos com açúcar e gordura, sem quaisquer restrições de ordem legal ou moral.


O que faço de seguida ?

Escolhe os programas onde pretende participar na página de Programa de Caminhadas Rota Vicentina SAL e faz a sua inscrição na página respectiva. Pode ir fazendo a sua inscrição à medida que se aproxima a data de cada evento. Após o preenchimento e envio do formulário, recebe uma página de instruções de pagamento por transferência bancária. Tudo muito simples !

Prepara as botas e a mochila e encontra-se com o grupo no local e hora de partida do passeio, algures no Alentejo ou Algarve.

Junta-se ao Grupo do Mais Bonitos Caminheiros do Mundo, com a SAL !
Bem Vindos e Bem Vindas !




A designação e os logotipos "Rota Vicentina" são marcas registadas da Rota Vicentina Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina.
A sua utilização pela SAL é atribuída pelo estatuto de associado e parceiro oficial. Todos os direitos são reservados aos proprietários das marcas.



SISTEMAS DE AR LIVRE
Telf +(351) 265.227.685 ... Email sal@sal.pt ... Web Site http://www.sal.pt
RNAAT 28/2003 RNAVT 5107 Turismo de Portugal IP. NIF 503 634 379.
SAL e WALK IN ALENTEJO são marcas registadas. Todos os direitos reservados.