Terras do Risco

Diz a lenda que foi neste Vale do Risco que D.Afonso Henriques terá "arriscado" a divisão das suas tropas criando assim uma armadilha mortal para as tropas mouras sediadas no Castelo de Sesimbra.

Por outro lado a presença da linha de horizonte da mais alta falésia sobre o mar no continente português apresenta-se como um "risco" perfeito no horizonte. Qual será a razão de tal nome?

Podemos não ter resposta, neste percurso por uma zona misteriosa, inexplorada e com tesouros e visões únicas, acedendo a varandas debruçadas sobre o mar e percorrendo velhos caminhos usados por contrabandistas, escaladores e durante muito tempo local de treino dos militares portugueses que partiam para a guerra no ultramar.

Local: Vale do Risco, Serra da Arrábida.
Percurso 074-08: Circular, por caminhos de terra batida, trilhos de natureza e um pequeno troço de alcatrão no inicio e final do percurso.
Distância: 14Km. Duração: 5/6horas. Subidas: Acentuadas. Dificuldade: Alta
.

Temáticas:
Natureza, História, Paisagem.
Assuntos de interesse: História e funcionamento do Parque Natural da Arrábida, Quinta da Serra e Casal do Pé da Serra, Casa Palmela e Quinta do Calhariz, Pedreiras de Pedras da Calçada Calcárias do Calhariz, Terras do Risco e Vale da Vitória onde D.Afonso Henriques emboscou os Mouros do Castelo de Sesimbra, Serra do Risco - mais alta falésia marítima de Portugal Continental, descrição geológica da formação da Arrábida, Sepultura Neolítica da Roça do Casal do Meio, bosque mediterrânico da Arrábida, Rosa Albardeira (Paeonia broteroi), Pedreira do Jaspe – Pedreira de Brecha da Arrábida, Capela e Lenda de N.Sra.D’El Carmen.

Encontro: Casais da Serra, estrada de terra batida frente ao Café Bom Petisco. Est.Nac. 379-1. Ligação Azeitão-Portinho da Arrábida (GPS) N38º28'41'' W09º01'44''.
Acesso: Se vier pela AutoEstrada A2 (Ponte 25 Abril) tem duas opções: Sair no desvio Sesimbra e seguir pela estrada de Fernão Ferro até à rotunda de Santana e aí seguir em direcção a Azeitão, encontrar o desvio com indicação Arrábida (simbologia de serra) e entrar por essa estrada até chegar a Casais da Serra, cerca de 3,5Km depois do desvio. Como alternativa é seguir em direcção a Azeitão, passando por Coina, Quinta do Conde, Brejos de Azeitão e finalmente Vila Nogueira, seguindo em frente em direcção a Aldeia de Irmãos e depois desta desviar para a Arrábida (serra).
Onde estacionar: O melhor local é virar à esquerda (se vier de Azeitão) logo a seguir ao café, que está à direita. Parar logo aí nesse caminho.

Observações
Não é possível fazer os seus abastecimentos no local. Última hipótese em Azeitão.


Membro

  Licenciado Certificados   Apoio à promoção













Auditoria
18828101








SAL Sistemas de Ar Livre Lda
Empresa de Animação Turística,
Operador Turístico e Agência de Viagens especializado em Turismo de Natureza e Cultural
Telefone (+351) 919 361 725 (chamada para rede móvel nacional)
... sal@sal.pt ... http://www.sal.pt
Licenciamento RNAAT 28/2003 RNAVT 5107 do Turismo de Portugal IP
Empresa de Turismo de Natureza reconhecida pelo ICNF Portugal

SAL - ESTA LISBOA QUE EU AMO - WALK IN ALENTEJO - WALK IN ARRABIDA - TRANSALENTEJO - WALKING PORTUGAL
São marcas registadas com todos os direitos reservados