|
| Quem Somos | Blog | Venha | Registe-se | Galeria Foto | Humor | Com Social | |
|
|
Pode
optar por A SAL reserva-se ao direito de não publicar comentários que considere desadequados ou ofensivos. |
28
Agosto 2006 Mesmo
antes da febre dos Livros de Reclamações, já a
SAL tinha o seu, com o quadrinho informador em local visível
no nosso escritório. Mas aquele que era um privilégio
de apenas algumas empresas, nomeadamente todas as da área do
turismo e restauração, passou a uma vulgar presença
em qualquer cantinho comercial. O cartaz A4 vermelho escuro, de mau
gosto estético e com uma letra escrita ao contrário (sobre
a qual deveria ser feita uma reclamação) passou assim
a ser elemento decorativo. Mais. Passou mesmo a ser elemento credenciador
desse local que "até tem livro de reclamações".
Todos sabemos que a sua utilidade é quase nula, pois os Portugueses,
de uma forma geral, não reclamam ou porque não conseguem
textualizar a situação ou porque preferem não entrar
em litígio e preferem não voltar aquele local (excepção
feita aos locais da Administração Pública, onde
o livro amarelo é muito utilizado, mas que sobre os reclamantes
acaba por cair, mais cedo ou mais tarde, a vingança fria do funcionário
visado, pois afinal para estes serviços não há
alternativas). Mas não deveríamos ter também um
livro de reclamações inverso, para que os prestadores
de bens e serviços possam reclamar dos seus clientes faltosos
e indisciplinados ? Dos que não pagam; dos que destroem e sujam
as casas de banho; dos que causam distúrbios; dos que não
cumprem o seu papel contratual na relação; dos mal educados;
dos provocadores; dos prevaricadores ? Era simples. Era feita a reclamação
e enviada para a ASCS (Autoridade para a Segurança do Comércio
e Serviços), esta averiguava e procedia contra o faltoso e obviamente
publicava o seu nome num site na internet com fotografia e todos os
dados biométricos, entretanto recolhidos para emissão
do passaporte ou do bilhete de identidade. Que tal ? Comentários
|
Programas - Escolha e Click |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SAL
SISTEMAS
DE AR
LIVRE
Av.Manuel
Maria Portela 40 1ºEsq 2900-478 Setúbal Portugal
Telf
+(351) 265.227.685 Fax +(351) 265.221.334
E-mail
sal@sal.pt
Internet Web Site http://www.sal.pt
Alvará
28/2003 DG Turismo. Todos os direitos reservados.
|