SAL Sistemas de Ar Livre

| Quem Somos | Blog | Venha | Registe-se | Galeria Foto | Humor | Com Social |

 
Aguardamos as suas dicas ao comentário da semana.

Pode optar por
diferentes identificações

- Nome e Email -
- Apenas Nome -
- Apenas as iniciais -

A SAL reserva-se ao direito de não publicar comentários que considere desadequados ou ofensivos.

8 Fevereiro 2008
Comentário da Semana "O mais visitado Museu de Lisboa. Porquê ?"
José Pedro Calheiros

No passado Domingo armei-me em turista e fui até Lisboa. De manhã, debaixo de uma chuvinha airosa estive de orelhas e olhos bem abertos num Passeio Urbano sobre o regicídio. Não correu mal e lá ficaram umas ideias para fazer um Passeio SAL sobre esta temática. Depois de uma bela posta mirandesa e de um boémia na Trindade continuei o ciclo da Casa de Bragança e lá fui visitar "O mais visitado Museu Português" - O Museu dos Coches.

Museu dos Coches no dia em que serviu de refeitório aos políticos europeus
E foi a primeira vez que lá fui. Grande ideia teve a Rainha D.Amélia, quando em 1905, criou o Museu dos Coches Reaes, aproveitando o semi-abandonado picadeiro real do Palácio de Belém, onde várias viaturas sem uso, mas de extrema beleza e conteúdo histórico, estavam armazenadas. Paguei o bilhetinho e lá fui deambulando por entre as ditas viaturas, observando com olho clínico algumas soluções de engenharia das carruagens e com uma visão pacóvia os atributos ornamentais das mesmas. Lia com atenção as curtíssimas legendas que cada um exibia e sabia-me a pouco. Além de observar os coches, vi também os vigilantes do museu. Os mesmos de sempre, sentadinhos, conversando entre si, ligando népia aos visitantes. O Museu dos Coches foi uma ideia excelente em 1905, mas parece que pouco evoluiu desde então. Guia escrito de apoio não existe; meios audiovisuais não existem; explicações interactivas não existem; pessoal pró-activo não existe; música ambiente não existe; um site com toda a informação sobre os veículos expostos não existe (existe o site, mas tem muita zona "em actualização"). Como salvaguarda de património é uma colecção excelente e uma obra meritória, mas como museu deveria estar num museu, pela filosofia que apresenta de inactividade. Só a sua localização, ali pertinho dos Jerónimos, faz dele o mais visitado Museu de Lisboa. Só pode ser isso. E é preciso não esquecer que também dá um bom refeitório para chefes de estado e de governo quando visitam Portugal. Mas o meu conselho é para lá ir, ver com os seus olhos.

Comentários
8 Fevereiro - Ana Sil
va
Pois também nunca lá fui. (...) NA MESMA, desde 1905, segundo a sua informação. espero que continue assim, sabia? "é um museu dentro do museu" como disse e...ISSO É UMA MAIS VALIA. Se já é o único museu no mundo do género, e é mesmo o mais visitado, mais uma razão para não ser alterado em nada. Informação a mais, interactividade, cansativo...a velocidade daquela época é a que está LÁ,agora. O que seria giro era fazer o museu do automóvel logo ao lado, há muito espaço militar por ali, inaproveitado, e..., aí sim, salas interactivas, cada uma com acréscimo de velocidade, por década. Na última sala, o automóvel-sputnik que ainda não existe, deveria haver uma rabanada de vento tão forte que os visitantes, mesmo os mais pesados como nós, saissem pela clarabóia...pró espaço. Aí, pode estar bem seguro que os porteiros ficariam super-super-pró-activos a apanhar na queda, os borrachos.


Receba já a informação de actividades
Lista de Contactos

 Programas - Escolha e Click

Agenda semanal para individuais

Cruzeiros, Festivais de Sabor, Concertos, Cultura, ...

Aniversário da Empresa, Festa da Primavera, Festa de Natal, Despedidas, ...

Motivação de Vendas, Apresentação de Produtos, Prémios de Produção

Team Building, Comunicação, Objectivos

Para as Agências de Viagem que procuram a Natureza

Visitas de Estudo, Educação Ambiental, Aventura, Campos de Férias,

Passeios Pedestres

Cruzeiros

Um Dia
Feliz

Festa da Empresa

Incentivos
Empresariais

Formação Outdoor

Eco
Turismo

Actividades
Educativas

 

SAL
SISTEMAS DE AR LIVRE
Av.Manuel Maria Portela 40 1ºEsq  2900-478 Setúbal Portugal
Telf +(351) 265.227.685     Fax +(351) 265.221.334
E-mail sal@sal.pt   Internet Web Site http://www.sal.pt
Alvará 28/2003 DG Turismo. Todos os direitos reservados.