SAL Sistemas de Ar Livre

| Quem Somos | Blog | Venha | Registe-se | Galeria Foto | Humor | Com Social |

 
Aguardamos as suas dicas ao comentário da semana.

Pode optar por
diferentes identificações

- Nome e Email -
- Apenas Nome -
- Apenas as iniciais -

A SAL reserva-se ao direito de não publicar comentários que considere desadequados ou ofensivos.

29 Fevereiro 2008
Comentário da Semana "Um dia a mais"
José Pedro Calheiros

Hoje é mesmo daqueles dias que estão a mais. Principalmente para quem o passa a trabalhar. De quatro em quatro anos, lá temos um ano bissexto a fim de acertarmos as quase 6 horas que tem um ano solar. No século I a.c., o Imperador Júlio César pôs ordem nos diversos calendários existentes e criou algo muito parecido com o actual, por sugestão de um astrónomo alexandrino. Até então os Babilónicos tinham anos 12 meses com 360 dias e os Romanos anos de 12 meses com 355 dias intercalados com anos de 13 meses com 377 dias (mas estes últimos decretados pelo Imperador).

Lá se criaram anos de 365 dias, acertados de 4 em 4 anos, com um de 366 (lá estão os dois seis que deram o nome de bissexto). Pelo meio, aconteceu haver dois meses seguidos com 31 dias pois o Imperador Augusto não quis ter menos dias no seu mês (Agosto) que o baptizado por Júlio César (Julho), tendo sido por isso roubado um dia ao mês de Fevereiro. Mas as tais quase 6 horas não eram bem 6 horas, faltavam uns minutos. O acerto do ano lunar com o ano solar dá as datas das festas religiosas da Páscoa e em pleno século XVI o concílio de Trento verifica que estava tudo muito alterado, pelo que o Papa Gregório XII em 1584, decreta o desaparecimento de 10 dias, passando de 4 para 15 de Outubro, e deixando os anos seculares de serem bissextos, excepto se divisíveis por 400, como foi o caso do ano 2000 (secular e bissexto, só acontecendo de novo em 2400). No fundo são tudo tentativas para criarmos conceitos que interpretem a Natureza em todo o seu esplendor. Bem bom é nascer a 29 de Fevereiro de um ano bissexto e só envelhecer um ano de quatro em quatro. O pior é a escassez de festas.

NOTA: O chamar bissexto por serem dois seis no final do número total de dias (366) é uma definição popular sem rigor científico. A verdade histórica é a ordem de Júlio César sobre os anos com mais um dia: "bis sextum ante diem calendae martii", isto é, dois sextos dias antes da Calenda (daí a palavra Calendário) de Março. Vejam o que o Rui Fernandes diz em baixo.

Comentários
29 Fevereiro - Rui Fernandes
ruinogfer@yahoo.com
Olá,
Mais um excelente comentário da semana, obrigado! Se bem me lembro, era essa a explicação tradicional sobre a razão de o ano se chamar bissexto, mas encontrei outra, por acaso, numa busca que fiz há tempos sobre o cálculo do calendário da Páscoa, onde tropecei em diversas informações sobre a história dos calendários.
"O nome bissexto tem a sua origem no antigo calendário romano. Os romanos adoptavam nomes para os dias. O primeiro dia do mês chamava-se Calendae. Os últimos dias dos meses eram nomeados em relação a quanto tempo faltava para o primeiro dia do mês seguinte. Por exemplo: 7° dia antes das Calendae de Março, 6° dia antes das Calendae de Março, e assim por diante. O 6º dia antes das Calendae de Março, ou seja, o dia 24, era o dia que se duplicava, ocorrendo dois 6º dias antes das Calendae de Março, originando-se aí o nome bissexto. Deste modo, ao contrário do que se pensa, o dia extra do ano bissexto não é o 29° mas sim o 24° do mês de Fevereiro."
Grande abraço!
Rui Fernandes
http://www.flickr.com/photos/ruinog/sets/


Receba já a informação de actividades
Lista de Contactos

 Programas - Escolha e Click

Agenda semanal para individuais

Cruzeiros, Festivais de Sabor, Concertos, Cultura, ...

Aniversário da Empresa, Festa da Primavera, Festa de Natal, Despedidas, ...

Motivação de Vendas, Apresentação de Produtos, Prémios de Produção

Team Building, Comunicação, Objectivos

Para as Agências de Viagem que procuram a Natureza

Visitas de Estudo, Educação Ambiental, Aventura, Campos de Férias,

Passeios Pedestres

Cruzeiros

Um Dia
Feliz

Festa da Empresa

Incentivos
Empresariais

Formação Outdoor

Eco
Turismo

Actividades
Educativas

 

SAL
SISTEMAS DE AR LIVRE
Av.Manuel Maria Portela 40 1ºEsq  2900-478 Setúbal Portugal
Telf +(351) 265.227.685     Fax +(351) 265.221.334
E-mail sal@sal.pt   Internet Web Site http://www.sal.pt
Alvará 28/2003 DG Turismo. Todos os direitos reservados.