SAL Sistemas de Ar Livre

| Quem Somos | Blog | Venha | Registe-se | Galeria Foto | Humor | Com Social |

 
Aguardamos as suas dicas ao comentário da semana.

Pode optar por
diferentes identificações

- Nome e Email -
- Apenas Nome -
- Apenas as iniciais -

A SAL reserva-se ao direito de não publicar comentários que considere desadequados ou ofensivos.

5 Dezembro 2008
Comentário da Semana "E depois do adeus ?"
José Pedro Calheiros

Repeti hoje o cerimonial repetido várias vezes por semana. Fui ao ecoponto deitar as embalagens, garrafas e papel. Disse um adeus, pouco nostálgico é certo, aos garrafões de água e de lexívia, às garrafas de vinho (essas foram nostálgicas), às revistas da semana passada e a diversas latas, caixas, pacotes, sacos, celofanes e por aí fora. Lá estive a escolher e a colocar nas cores certas. Senti-me tão inteligente como o Gervásio, como uma criança de 5 anos e como uma apresentadora de televisão. Há realmente posicionamentos comparados que nos confortam a alma.

Todos ??? O que parece é que a Reduzir e a Reutilizar muitos ficam a perder !
Mas então pensei um pouco melhor. Afinal todas as campanhas explicam e reexplicam como colocar os detritos no ecoponto. E depois ? E depois do adeus a estas coisas que foram tão úteis ? Bem sei que pela calada da noite aparecem uns monstros comilões que pegam nos baldes em peso e fazem-nos vomitar o conteúdo para o seu interior. Também sei que há locais onde operários com uma actividade pouco invejável fazem uma separação cuidada, visto nem todos estarem à altura da inteligência do Gervásio no processo de separação lá na rua. E depois ? Para onde vai tudo aquilo. Reciclado ? Mas quantas embalagens de plástico indicam serem feitas de plástico reciclado, e garrafas de vinho de vidro reciclado ? Com excepção do papel, e mesmo assim numa percentagem residual, quase tudo o que utilizamos é feito a partir de matérias primas não recicladas. E os outros dois RRs anteriores. Onde está a política de Redução e Reutilização, apostando em água de qualidade e sabor bebível nas torneiras ? Onde estão as políticas de venda a granel, reutilizando recipientes por várias vezes ? Onde está a aposta nas taras recuperáveis em vez das taras perdidas ? E os sacos plásticos pagos no comércio e sua substituição por sacos de papel ou incentivo sério à alcofa ? Numa altura em que, quase de um momento para o outro, cairam imensos paradigmas é altura para questionar - E depois do adeus ?


Comentários 
5 Dezembro 2008 - Isabel Gonçalves
isabelua@yahoo.com
Obrigado pelo texto E depois do Adeus, que deveria ser tema de uma campanha publicitária. Na verdade, melhor que reciclar é reduzir o consumo. A questão dos nossos dias é que o Lixo é o negócio do séc. XXI. Comecemos nós os pequenos gestos... boicotemos a política do consumo. Comecemos já este Natal. Boas Festas!

5 Dezembro 2008 - João Aníbal Henriques jhenriques@quintadamarinha.pt
Caro José Pedro Calheiros,
Admirador que sou desde há muito do projecto SAL, não podia hoje, depois de ler a informação que me enviou, deixar de lhe enviar os meus parabéns pelo apontamento que ali coloca sobre a reciclagem. Inteligente, interessante e brilhante! Votos de muito sucesso.



Receba já a informação de actividades
Lista de Contactos

 Programas - Escolha e Click

Agenda semanal para individuais

Cruzeiros, Festivais de Sabor, Concertos, Cultura, ...

Aniversário da Empresa, Festa da Primavera, Festa de Natal, Despedidas, ...

Motivação de Vendas, Apresentação de Produtos, Prémios de Produção

Team Building, Comunicação, Objectivos

Para as Agências de Viagem que procuram a Natureza

Visitas de Estudo, Educação Ambiental, Aventura, Campos de Férias,

Passeios Pedestres

Cruzeiros

Um Dia
Feliz

Festa da Empresa

Incentivos
Empresariais

Formação Outdoor

Eco
Turismo

Actividades
Educativas

 

SAL
SISTEMAS DE AR LIVRE
Av.Manuel Maria Portela 40 1ºEsq  2900-478 Setúbal Portugal
Telf +(351) 265.227.685     Fax +(351) 265.221.334
E-mail sal@sal.pt   Internet Web Site http://www.sal.pt
Alvará 28/2003 DG Turismo. Todos os direitos reservados.