Foot Paper Descoberta
Um Foot-Paper (que alguns chamam Peddy-Paper) é um passeio de descoberta e alguma aventura, que se desenrola em espaço urbano ou semi-urbano com o objetivo de conhecer melhor uma cidade, vila ou aldeia nos seus aspectos patrimoniais e pitorescos. Uma das importantes componentes desta atividade é o contacto com as populações, perguntando sobre assuntos locais ou curiosidades e criando laços de animação nos espaços percorridos.

Descrição
O percurso é desvendado pelo preenchimento de um questionário com perguntas, pistas, charadas e problemas a resolver. Esta é uma forma animada e divertida de conhecer os Centros Históricos de Vilas e Cidades e aprender e dialogar com a população local. A actividade é competitiva e praticada em equipas. Cada equipa recebe um questionário e tem um tempo de saída desfazado do da equipa anterior. As perguntas dividem-se em perguntas de observação, que guiam os participantes pelo percurso mistério, perguntas de cultura local, que obrigam a interagir com a população local e perguntas de cultura geral, que põem à prova os seus conhecimentos globais. Pelo meio há sempre uns pedidos originais (como uma sardinha fresca, uma batata cozida, 132g de areia, ...). Para ser primeiro é preciso ter a melhor pontuação nas questões do questionário, nos pedidos e cumprir o tempo de prova.

Locais disponíveis para realização

Lisboa
Falar de Lisboa é falar dos bairros típicos, das ruas estreitas, do fado e dos costumes. É também falar dos descobrimentos, das avenidas largas, dos teatros, da vida intensa. A capital em todos os seus aspectos apresenta dez alternativas diferentes.

Chiado e Pessoa
Estrela e Lapa
Belém dos Descobrimentos

Baixa Pombalina
Bairro Alto e Bairro da Bica
Mouraria
Castelo e Alfama

Alto da Graça
Avenida da Liberdade
Santo Amaro e Junqueira


Setúbal
Cidade cosmopolita, apresenta uma baixa de imponentes templos religiosos, estátuas e painéis de azulejo de gente famosa, portas medievais, comércio diversificado e onde se consegue fazer animar as pessoas que passam.

Cascais
Cidade história e de grande importância desde o período romano, tem o seu apogeu internacional no século XX com a permanência de várias figuras ilustres europeias que viveram em belas moradias à beia mar.

Palmela
Vila Medieval, de ruas inclinadas, praças, miradouros e jardins. Aqui fervilha a história de uma sociedade de várias classes. Os prédios de azulejos do século XIX, as fachadas modernas, as sociedades musicais, os talhos, as mercearias.

Sesimbra
Vila piscatória e turística, com muitos pormenores de arte popular onde se destaca uma forte relação com as questões da fé dos pescadores. O comérico fervilha e há um sem número de opções de percuros pelas estreitas ruas.

Alcácer do Sal
Cidade calma à beira do Rio Sado, onde o tempo corre devagar, onde é possível falar com um antigo barbeiro ou um taberneiro, contar os ninhos de cegonhas, entrar num museu ou numa igreja, descobrir os mistérios da presença árabe.

Montemor o Novo
Cidade branca em escadaria até ao velho castelo medieval com paisagens de sonho, torreões assombrados e um centro histórico em que a tradição das casas manuelinas convive de perto com modernidade.

Évora
Cidade história e real desde sempre, com mais de dois mil anos de vestígios patrimoniais e com um fervilhar de gentes em ruas estreitas em amplas praças, onde impera o branco das paredes caiadas e a força do pedra talhada.

Outra localidade à sua escolha ???
Sim, claro. Escolha a localidade e preparamos o Foot Paper nesse local para pedidos confirmados com o mínimo de um mês de antecedência. Mesmo preço para localidades até 50Km de Lisboa. Outros locais com orçamento específico.

Preços IVA não incluído, a acrescentar à taxa normal (23%)
Preço: Grupo até 20 pessoas - 250,00Euros
Cada pessoa a mais de 20 - 12,50Euros
Grupo mínimo para efeito de pagamento: 20 participantes.
No caso de grupo menor, o valor a pagar é respeitante a 20 participantes.

Como Reservar e Participar
Como fazer: Preencha o formulário no final desta página ou por email para sal@sal.pt ou contacte a SAL por telefone para 265.227.685.
Quando fazer: Com a maior antecedência possível. Faça-a quanto antes, para garantir a disponibilidade de data.
Exclusividade: Esta atividade é exclusiva para cada grupo.


Como Chegar
Local de encontro:
Para cada programa haverá um local de encontro diferente, informado após escolha e aprovação do programa.


Observações
Licenciamento: Empresa Animação Turística e Turismo de Natureza RNAAT 28/2003 Turismo Portugal
Acompanhamento:
Monitores SAL, na apresentação e explicação da prova e das regras, na recepção das equipas, na correção e anúncio das classificações.
Seguros: Incluídos os obrigatórios por lei.
O que levar: Chapéu ou boné, botas ou sapatos de sola de borracha aderente, roupa prática e adequada às condições meteorológicas, mochila pequena.
Percurso de Foot Paper:
Os participantes são divididos em equipas que fazem todo o percurso em autonomia, seguindo o mesmo trajeto e saíndo desfasados no tempo.
Prémios:
Caso sejam considerados prémios, este serão orçamentados separadamente.
Equipamentos com Logotipo (bonés, tshirts, mochilas, ...): Podem ser executados com orçamentação própria de acordo com o escolhido.


Formulário de Reserva
O formulário seguinte é exclusivo para os programas apresentados nesta página.


Faça aqui o seu pedido de reserva. As reservas deverão sempre ser confirmadas pela SAL e, após isso, são consideradas definitivas com o recebimento da adjudicação firme e respectivo pagamento.


Programas Lisboa


Programas Vilas e Cidades

Outra Localidade. Qual ?


Nome do Elemento de Contacto


Email OBRIGATÓRIO


Telemóvel ou Telefone


Número previsto de participantes
NÃO ESQUEÇA


Explicação breve do objectivo da
atividade (facultativo).

Empresa - Instituição


Morada


Cod Postal e Localidade


Data Preferida


Horário Preferido

Datas e Horários Alternativos

Assinale aqui para receber informação periódica da SAL. 


   
   

WWW.SAL.PT


SISTEMAS DE AR LIVRE
Telf +(351) 265.227.685 ... Email sal@sal.pt ... Web Site http://www.sal.pt
RNAAT 28/2003 RNAVT 5107 Turismo de Portugal IP. NIF 503 634 379.
SAL é uma marca registada. Todos os direitos reservados.