ARRÁBIDA
Lista de Passeios Pedestres SAL

Todas as ofertas de Passeios Pedestres no território da Arrábida, desde Palmela e Setúbal, passando por Sesimbra, Cabo Espichel e um pouco mais a norte até às falésias do Meco.

A lista está separada em dois grandes tipos de passeios: primeiro os mais acessíveis a todos os públicos e depois os mais desafiantes e exigentes, tanto fisicamente como emocionalmente.

Antes de escolher os passeios que mais agradam, veja toda a informação de preços e condições em Programas para Grupos.


Passeios de Natureza e Ruralidade
-
ARRÁBIDA
Passeios de grande imersão em espaço natural e rural, acessíveis a todo o tipo de caminheiros. Direcionado a famílias com crianças ou grupos com menor experiência de caminhada.

Nos Caminhos de São Filipe
Setúbal, 8Km, 3horas, Fácil

Bairros de pescadores e operários, uma velha estrada romana que desperta os passeantes para outras épocas, o mundo rural e o campo junto à cidade. Ao redor de altos cabeços eis que aparece o azul prateado do Rio Sado, onde vigilantes estão os antigos moinhos.

Ao Vento dos Moinhos
Palmela, 10Km, 4horas, Fácil
Por aqui passaram povos dos períodos neolítico, romano, muçulmano até à actualidade como testemunham as ruínas de muitos povoados pelo alto da Serra do Louro onde são visíveis os muito mais antigos bancos de corais e ostras fossilizadas, vestígios de outras geológicas.
Na Pista dos Dinossáurios
Cabo Espichel (Sesimbra), 4Km, 2horas, Fácil
O Cabo Espichel é local onde reis, príncipes e nobres se "juntavam" com peregrinos vindos de toda a região e descobrimos que as "pegadas da mula" são as bem definidas pistas de dinossáurios que passearam por lagos de águas serenas há umas centenas de milhões de anos.
Trilho dos Pastores
Serra São Luís, 9Km, 3horas, Fácil
Daqui avistam-se as serranias da Arrábida, os vales férteis, a cidade ao fundo em percursos que vale a pena fazer, avistando paisagens tão diversas e riquezas profundas de um passado distante, lembradas no povoado pré-histórico do Pedrão.
No Bosque Encantado
Vale do Alambre, 8Km, 3horas, Fácil
Aqui temos um dos últimos vestígios da flora mediterrânica, onde encontramos carvalhos e sobreiros, oliveiras e zambujeiros, pinheiros bravos e mansos. Consta que o nome Alambre deriva do vocábulo árabe "Al Ambar", vestígios ancestrais da recolha da seiva vegetal em larga escala.
Em Terras de Alcube
Aldeia Grande, 9Km, 4horas, Fácil
Da palavra árabe "al Kubba", que significa túmulo importante, chegou aos nossos dias a designação de um vale majestoso, encaixado entre as Serras de S.Francisco e de S.Luís. Hoje é local privilegiado para a produção de Moscatel de Setúbal e Queijo de Azeitão.
Quintas de Azeitão
Azeitão, 12Km, 4horas, Moderado
As quintas e as aldeias formam um mosaico único de ocupação humana em pleno Parque Natural da Arrábida. A serra é cenário de fundo aos olhos de quem caminha. Por estes sítios, no período romano, existiu um porto, onde barcaças carregavam os produtos para seguirem até Equabona.
Outeiros de Al Rascah
Vale Rasca, 9Km, 3horas, Moderado
Uma antiga quinta com aspecto senhorial, lembrando imagens africanas pelas grandes alamedas de palmeiras e pela luxuriante vegetação nas zonas baixas e húmidas com o desafio de subir lentamente o outeiro da rasca, designação que significa "al-rascah" - a macieira.
Terras do Queijo, Pão e Vinho
Quinta Anjo, 10Km, 4h, Moderado
Na Serra do Louro encontramos uma riqueza arqueológica única dos períodos muçulmano, romano e idade do ferro, bem como as estranhas gravuras nas rochas e as importantes Sepulturas Colectivas Calcolíticas, com mais de 4000 anos, onde tudo aconteceu.
Caminhos Romanos
Setúbal, 12Km, 5horas, Moderado
A paisagem maravilhosa de Setúbal, do Rio Sado e da Serra da Arrábida leva-nos ao percurso integral da estrada Romana do Viso, uma das mais longas e bem conservadas de Portugal, que ligava o acesso sul da Lusitania a Olisipo.
Comenda Real
Vale da Rasca, 14Km, 5horas, Moderado
Uma capela perdida no campo, talvez em tempos uma mesquita árabe ou quem sabe uma "Kubba", que significa mausoléu e daí deriva o topónimo Alcube. Visitar as velhas hortas artesanais, sentir a Arrábida e apreciar a rica e densa vegetação mediterrânea do Vale da Rasca.
Vales da Arrábida
Vale Picheleiros, 12Km, 5horas, Moderado
Do Moinho do Cuco percebe-se que o horizonte pode não ter limites e temos a sensação de ter a Arrábida na nossa mão. Daqui avistamos e percebemos um pouco da história geológica da Região da Arrábida. Ao fundo Lisboa e toda a Península de Setúbal aos nossos pés.
 
Terras de Sal
Estuário do Sado, 6Km, 3horas, Fácil
Pela beira do Estuário do Sado, em zona sempre fresca, é fácil avistar muitas aves de zonas húmidas como a cegonha, garça branca, flamingo e perna longa. Nas zonas de sapal, berços de biodiversidade, avistam-se as embarcações mortas no lodo e lembramos a fabulosa produção de Ostras do Sado.
Mitrena Revisitada
Estuário do Sado, 6Km, 2horas, Fácil
Este é um paraíso perdido Por aqui a fauna impera, destacando-se um sem número de aves aquáticas, anfíbios e peixes. As velhas marinhas de sal deram lugar às pisciculturas e aqui e além os vestígios de animais nocturnos e, quem sabe, a visão fortuita de uma lontra fugidía.

Passeios de Montanha e Costa Atlântica - ARRÁBIDA
Passeios com exigência física, em espaços de montanha, litoral atânticos ou de natureza densa.
Os passeios certos para caminheiros experientes que buscam desafios.

Nos Arrabaldes do Céu
Convento Arrábida, 6 horas, Difícil
A divinal Gruta de Santa Margarida, com as enormes colunas naturais e os depósitos de conglomerado onde muitos pescadores rezaram e de onde se inicia a subida do mar ao céu, pelo mesmo caminho, seguido vezes sem conta, por pastores e eremitas que habitaram o Convento da Arrábida.


O Desafio da Arrábida
Serra Arrábida, 12Km, 7horas, Difícil
Do alto dos seus 500m de altitude temos visões fantásticas sobre toda a região e sobre o vastíssimo oceano Atlântico que beija os pés da Arrábida. Ao longo de uma complexa rede de trilhos ancestrais, descobre-se uma vegetação única e uma geologia exuberante.

 

O Desafio de São Luís
Serra São Luís, 15Km, 6horas, Difícil
Cerca de cem metros mais baixa que a irmã Arrábida, a Serra de S.Luís comporta o estatuto de grande relevo, principalmente pela forma distinta em que se enquadra na envolvente. Conquistar o seu ponto mais alto é o privilégio de ter visões absolutamente fantásticas.

 

 
Marmitas de Gigante
Serra Risco, 12Km, 7horas, Difícil
Paisagens fabulosas de um oceano sem fim, descobrindo os campos de lapiás e atingindo o ponto mais alto da Costa Continental Portuguesa, o Píncaro, com 381 metros de falésia sobre o mar e as velhas construções de pescadores, lá ao fundo, onde o mar azul beija o verde da serra.
Caminhos da Ordem de Santiago
Palmela, 12Km 5h, Moderado
Por onde viveram e morreram os Cavaleiros de Santiago a partir do Castelo de Palmela, sede nacional da sua ordem. A descida pela velha estrada medieval e um percurso pela Serra dos Gaiteiros, com as suas velhas quintas, vinhas douradas e o Rio Sado a perder de vista.
Terras do Risco
Serras Risco e Arrábida, 14Km, 6horas, Difícil
Diz a lenda que foi neste Vale do Risco que D.Afonso Henriques terá "arriscado" a divisão das suas tropas criando assim uma armadilha mortal para as tropas mouras sediadas no Castelo de Sesimbra, mas tambéma presença da linha de horizonte da mais alta falésia sobre o mar no continente português apresenta-se como um "risco" perfeito no horizonte.
Chã dos Navegantes
Cabo Espichel, 12Km, 5horas, Difícil

Na Igreja da Senhora do Cabo inicia-se uma longa descida até à Chã dos Navegantes, loca frequentado por pescadores, e talvez ... por contrabandistas. São visíveis as marcas de batalhas navais em que o Forte da Baralha era defesa da Costa da Arrábida em pleno século XVII.
Medos do Penedo
Falésias do Meco, 15Km, 6horas, Difícil
As arribas da costa atlântica são testemunhos geológicos de épocas remotas em que os rios que o hoje a bordejam, Tejo a norte e Sado a sul, aí confluíam depositando enormes quantidades de sedimentos trazidos de bem longe e que hoje preservam-se na qualidade de duna fóssil.

A Incrível Baleeira
Sesimbra, 6Km, 3horas, Moderado

Onde em tempos as baleias eram cheias de ar para serem rebocadas para Setúbal, encontramos agora um pequeno paraíso de azul, verde e pedra. O calcário marca a paisagems, seja nas altas fragas ou nas ruínas solitárias que parecem sorrir sempre que chegamos a esta minúscula praia.

 

 

Sesimbra da Fantástica Ribeira do Cavalo
Sesimbra, 11Km, 5h, Difícil
Deixar a Vila de Sesimbra, conquistar o Castelo e sair para estar no meio de uma natureza rica de serranias, de arribas e vegetação mediterrânica. Finalmente a descida à Praia da Ribeira do Cavalo, uma pérola escondida para apreciadores de paisagens fantásticas.

 

Os 120 Degraus do Calhau da Cova
Sesimbra, 7Km, 5h, Difícil
Descobrir o Calhau da Cova é descer ao mais fundo das falésias atlânticas da Arrábida e saber como era a vida nas armações da pesca de Sesimbra. Os testemunhos ainda estão presentes, marcados na rocha tal como os 120 degraus que é preciso passar para lá chegar. Deslumbrante!

 

Porto do Contrabado da Mijona
Sesimbra, 6Km, 5h, Difícil
Há um local na Costa da Arrábida, onde bravos homens fizeram a vida de pescador, mas por onde também passaram bandidos e contrabandistas. Hoje podemos desfrutar em segurança de um cenário de sonho pautado por escadarias imensas talhadas na rocha e chegar a praias escondidas.
Nas Arribas do Contrabando
Sesimbra, 9Km, 3h, Moderado
Qual de nós nunca sonhou pertencer ao enredo de um filme de acção, rodeado de perigo, de bandidos e de contrabando. Já temos alguns bandidos de trajes invulgares, algumas máquinas fotográficas e, agora, até temos uma rota para simular toda a travessia que os antigos contrabandistas efectuavam. Este é um paraíso desconhecido da maior parte dos viajantes, onde o verde da serra desafia o azul do mar.



Membro

  Licenciado Certificados   Apoio à promoção













Auditoria
18828101








SAL Sistemas de Ar Livre Lda
Empresa de Animação Turística,
Operador Turístico e Agência de Viagens especializado em Turismo de Natureza e Cultural
Telefone (+351) 919 361 725 (chamada para rede móvel nacional)
... sal@sal.pt ... http://www.sal.pt
Licenciamento RNAAT 28/2003 RNAVT 5107 do Turismo de Portugal IP
Empresa de Turismo de Natureza reconhecida pelo ICNF Portugal

SAL - ESTA LISBOA QUE EU AMO - WALK IN ALENTEJO - WALK IN ARRABIDA - TRANSALENTEJO - WALKING PORTUGAL
São marcas registadas com todos os direitos reservados